Doar-se é preciso

amor (ô)
(latim amor, -oris)

s. m.
1. Sentimento que induz a obter ou a conservar a pessoa ou a coisa pela qual se sente afeição ou atração.
2. Paixão atrativa entre duas pessoas.
3. Afeição forte por outra pessoa.
4. O próprio ser que se ama. (Usado também no plural)
5. Ato sexual.
6. Brandura, suavidade.
7. Paixão ou grande entusiasmo por algo.

A gente costuma falar que "nem sempre o amor é suficiente". Não concordo com isso. A verdade é que nunca o amor é suficiente.

E amor aqui na acepção ampla da palavra. Amor-amor, amor-amizade, amor-paixão, amor-fraterno, amor-admiração, amor-simpatia, amor.. Qualquer tipo de amor, por mais real e intenso que seja, pouco valhe se não for seguido de ações valorosas.

Não adianta amar seu namorado se você nunca cede e se esforça mais do que aquele habitual, naquele nível que sai da área de conforto.
Não adianta amar seu amigo se você nunca liga, manda um e-mail, diz um oi, como você realmente está?
Não adianta amar a família se você não se esforça para criar um ambiente agradável nem naquelas datas burocáticas nas quais as famílias normais se reunem.
Não adianta amar seu cachorro se você não tira uma parte do seu dia para se dedicar a algo que ele realmente vá amar, como uma brincadeira, uma caminhada na rua.

O amor não é super valorizado. Porém, sozinho não faz nada funcionar. O amor tem seu tamanho e cabe dentro de nós mas, se nunca exteriorizado, apequena-se e perde sua função. Porque amor quase nunca se cria para fazer apenas um feliz. Diria até que a função social do amor é fazer duas pessoas, no mínimo, sorrirem, por um segundo que seja. Entretanto, se aprisionamos o sentimento dentro de nós, o amor não atinge o outro e nunca chega a ser o que nasceu para se tornar.

Por isso, não podemos nos acomodar na esfera do amor. Exteriorizar é preciso, é vital. É quando a coisa toda toma forma, é quando, para o universo, faz sentido esse sentir. Doar-se é o verbo flexionado que exprime a verdadeira exteriorização do amor, é a única coisa que fará o outro se sentir realmente amado e nos fará sentir realmente amando.

Beijos,
Anita

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.